Honrar a Palavra
Atos 17:10-13
10 - E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
11 - Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
12 - De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.
13 - Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá, e excitaram as multidões.
Esse texto tem, nos últimos dois meses, voltado sempre ao meu coração. Tenho, à partir dele ensinado em alguns lugares e para algumas pessoas, sobre “Como receber a Palavra de Deus”.
Do dia 14 à 17 de abril tivemos a Conferência Apostólica Internacional no Ministério Apostólico Terra Fértil em Inhoaíba, Rio de Janeiro, Brasil. Estiveram conosco os apóstolos, Roy Pillay, Ralph Ellaya, Louis Francis da África do Sul e John Bonney e Jim Burck dos EUA. O Ap. Roy já estava conosco desde o dia 10 e no Brasil desde o dia 06 de abril.
Foi um tempo muito especial. Já estou caminhando com o Ap. Roy á cerca de seis anos, ao longo desse tempo, fui impactado várias vezes por revelações da Palavra que eu nunca tinha ouvido, outras vezes, eram confirmações daquilo que o Espírito estava nos revelando aqui também, o que nos estimulava muito.
O fato é que essa Conferência no MATF foi a melhor de todas. Acho que o que Deus já vinha falando ao meu coração sobre como receber a Palavra de Deus, me amadureceu para receber o que foi ministrado com a postura e atitude correta. Além disso, trouxe a tona vários ensinamentos que o Ap. Roy já havia ministrado ao longo desses anos.
Resolvi recomeçar o Blog. Por isso tirei todas as antigas postagens, pois esse tempo foi um tempo de novas decisões. Novo começo.
Como Receber a Palavra – Parte I
Atos 17:10-13
O que mais me chamou a atenção nessa passagem foi o fato de o autor falar que os Crentes de Beréia eram MAIS NOBRES que os de Tessalônica. Veja, não diz que os crentes de Tessalônica não eram NOBRES, mas diz que os crentes de Beréia eram MAIS NOBRES. Mas os crentes de Tessalônica também eram NOBRES.
Vamos ver a razão pela qual os crentes de Tessalônica eram considerados NOBRES.
I Tessalonicenses 1:1-9
1 - PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
2 - Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,
3 - Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,
4 - Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;
5 - Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.
6 - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
7 - De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.
8 - Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;
9 - Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,
Não é interessante que o apóstolo Paulo sempre agradeça a Deus em suas orações, e Paulo foi um homem de oração, pelos crentes de Tessalônica. Por que isso???
No versículo 3 Paulo deixa isso bem claro. “a obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”.
Todos sabem que “a Fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10.17), que “a Fé opera pelo Amor” (Gálatas 5.6) e que “a Fé é a certeza da Esperança” (Hebreus 11.1) ou seja a base de tudo é a PALAVRA.
O versículo 5, mostra também que eles conseguiam ouvir, discernir e receber a Palavra de Deus não só quando era pregada ou ensinada, mas também quando era demonstrada, vivida pelos homens de Deus que foram enviados a eles.
O versículo 6 é fantástico!!! Ele mostra que eles se tornaram praticantes da Palavra que receberam, e que, “em meio a muita tribulação”, o que me parece uma vida normal, algo parecido com a vida que vivemos. Não sei quanto a você, mas às vezes, eu passo por aflições, tribulações, problemas. Mas Paulo diz que eles, os crentes de Tessalônica, receberam a Palavra, quando viviam um tempo de MUITA TIRBULÇÃO. E mesmo sendo um tempo de MUITA TIRBULÇÃO, eles receberam a Palavra, com ALEGRIA. Agora, quero te dizer uma coisa: Alegria não é a mesma coisa que Felicidade.
Existem várias definições tanto para Alegria como para Felicidade, há até quem diga que é a mesma coisa. Mas Felicidade é transitória, vem e vai dependendo das circunstâncias. Mas, Alegria do ponto de vista bíblico, neo-testamentário, é fruto do espírito, é o resultado da presença do Espírito Santo no nosso espírito, por ocasião do novo nascimento. Leia Romanos 5.5 e Gálatas 5.22.
Tudo isso para te dizer que os Tessalonicenses recebiam a Palavra, no meio de muita tribulação, com Alegria no espírito, recebiam a Palavra no espírito, no coração, recebiam o Espírito da Palavra, o genuíno leite espiritual, o Pão da Vida. Jesus. Jesus é a Palavra.
Essa atitude, postura, fez com essa igreja se tornasse uma referencial para outras igrejas. Macedônia, Acaia e em todos os lugares.
Veja só o que Paulo ainda fala sobre essa igreja.
1 Tessalonicences 2.13 (Amplif.)
E também [especificamente] dou graças a Deus
continuamente por isso, que quando vocês
receberam a mensagem de Deus [quando á ouviram] de nós,
vocês não a receberam como palavra de homens [meramente],
mas como ela realmente é, a Palavra de Deus, que está efetivamente
trabalhando, operando em vós que credes [exercendo
seu poder sobre-humano para aqueles que
a respeitam e confiam e contam com ela].
Paulo Fala ainda sobre mais um motivo que o faz dar graças a Deus continuamente por esses crentes de Tessalônica. É que eles recibiam a Palavra ministrada e vivida e demonstrada pelos homens de Deus como sendo a própria voz de Deus. Agora, outra coisa interessante, é que Paulo diz que a Palavra era de fato de Deus, e fica claro que a Palavra permaneceria sendo a Palavra de Deus independentemente da maneira como eles a receberiam.
Como conseqüência disso tudo, a Palavra estava operando eficazmente na vida deles.
Resumindo:
Os crentes de Tessalônica eram NOBRES, porque recebiam a Palavra de Deus, mesmo passando por muitas tribulações, com Alegria no Espírito, recebiam a Palavra no espírito, o Espírito da Palavra. Não só a Palavra pregada ou ensinada, mas também discerniam e viam a demonstração na vida dos homens de Deus e recebiam a Palavra, falada por homens como ela de fato é, a Palavra de Deus.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário