A maneira como recebemos a Palavra de Deus determina o resultado dEla em nossa vida.
A igreja de Tessalônica foi considerada nobre por Lucas, que escreveu o Livro de Atos, e motivo de gratidão contínua na vida de oração de Paulo pela maneira que recebiam a Palavra de Deus.
A Igreja de Beréia foi elogiada pelo mesmo motivo e ainda considerada “mais nobre” que a Igreja de Tessalônica. O que deixa claro para nós que, os de Beréia, recebiam a Palavra com a mesma atitude dos de Tessalônica, (Com alegria no espírito em meio a muitas tribulações e como sendo o que de fato é, a Palavra de Deus e não de homens), e com outras atitudes a mais, que a colocaram em um nível de nobreza acima, que vamos considerar agora.
Atos 17.11
“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.”
Vamos considerar primeiro o fato deles receberem a Palavra ,“com toda avidez”. Uma outra versão diz que eles recebiam a Palavra “de bom grado”.
A palavra Avidez, segundo Aurélio, significa:
1.Desejo ardente, imoderado, veemente, de alguma coisa.
2.Ansiedade, sofreguidão.
3.Cobiça, ambição.
4.Voracidade, sede.
2.Ansiedade, sofreguidão.
3.Cobiça, ambição.
4.Voracidade, sede.
O que me faz lembrar de como Pedro disse que devíamos receber a Palavra.
1 Pedro 2.2
“Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação.”
Não é só ouvir uma pregação ou uma aula, é desejar ardentemente, com a mesma intensidade que um bebê, recém-nascido, deseja o leite materno. O choro do bebê é um clamor de sobrevivência. O leite materno, do ponto de vista do bebê, é uma questão de vida ou morte.
Jesus disse em Mateus 4.4b, ao ser tentado pelo diabo: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus.”
Há vida e saúde na Palavra. Provérbios 4.22.
“Porque de bom grado receberam a palavra.”
Tiago 1.21 diz que devemos “acolher com mansidão a Palavra em nós implantada.” Que quer dizer, com um espírito ou coração ensinável ou tratável. Seria bom considerar também o versículo 25.
Se recebermos a Palavra como a Igreja de Tessalônica e a Igreja de Beréia e seguirmos também as instruções de Pedro e Tiago, seremos “Bem-aventurados (Mais do que feliz/ muitíssimo feliz) no que realizarmos.”
Leia Provérbios 4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário