Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PERDÃO PELA FÉ



  • Marcos 11:25  "E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês."

PERDÃO:

Abandono de ressentimento e de desejo de vingança em relação a um ofensor. Para que o perdão seja completo, o ofensor deve confessar-se arrependido, dispondo-se a reparar a falta cometida. O resultado do perdão é o restabelecimento da amizade entre as partes. Deus perdoa os nossos pecados porque Jesus pagou por eles. E Deus nos perdoa à medida que nós perdoamos os que nos ofendem.

  • Mateus 18:21-35 ; Lucas 17.3,4

  • Perdoar = afihmi = aphiemi

  • hiemi (enviar, uma forma intensiva de eimi, ir); 


Enviar para outro lugar
1a) mandar ir embora ou partir
1b) enviar, deixar, expelir
1c) deixar ir, abandonar, não interferir
1c2) deixar, não discutir agora, (um tópico) 1c21) de professores, escritores e oradores
1c3) omitir, negligenciar
1d) deixar ir, deixar de lado uma dívida, perdoar, remitir
1e) desistir, não guardar mais
permitir, deixar, não interferir, dar uma coisa para uma pessoa
partir, deixar alguém
3a) a fim de ir para outro lugar
3b) deixar alguém
3c) deixar alguém e abandoná-lo aos seus próprios anseios de modo que todas as reivindicações são abandonadas
3d) desertar sem razão
3e) partir deixando algo para trás
3f) deixar alguém ao não tomá-lo como companheiro
3g) deixar ao falecer, ficar atrás de alguém
3h) partir de modo que o que é deixado para trás possa ficar,
3i) abandonar, deixar destituído

  • COLOSSENCES 3.13
Sejam gentis e pacientes uns com os outros e, se um tem uma diferença (um agravo ou queixa) contra outro, prontamente perdoem-se cada um; da mesma forma como o Senhor tem [gratuitamente] perdoado a vocês, vocês também devem perdoar.

  • 2 CORÍNTIOS 2.4-9 
Eu escrevi aquela carta muito preocupado e triste e derramando muitas lágrimas. Porém não escrevi para fazer com que vocês ficassem tristes, mas para que soubessem do grande amor que tenho por todos vocês. Mas, se alguém fez com que alguma pessoa ficasse triste, não fez isso a mim, mas sim a vocês ou, pelo menos, a alguns de vocês. Escrevo assim para não ser muito duro com esse homem. Basta o castigo que a maioria já deu a ele. Agora vocês devem perdoá-lo e animá-lo para que ele não fique tão triste, que acabe caindo no desespero. Por isso peço que façam com que ele tenha a certeza de que vocês o amam. E foi por isso também que escrevi aquela carta. Eu queria pôr vocês à prova e saber se estão sempre prontos a obedecer aos meus ensinos. Quando vocês perdoam alguém, eu também perdôo. Porque, quando eu perdôo, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo, a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele.

  • perdoá-lo = carizomai  = charizomai

1) fazer algo confortável ou agradável (a alguém), fazer um favor a, agradar.
1a) mostrar-se generoso, bom, benevolente
1b) conceder perdão, perdoar
1c) dar graciosamente, dar livremente, entregar
1c1) perdoar
1c2) graciosamente restaurar alguém a outro
1c3) cuidar de uma pessoa em perigo para alguém

Nós que somos da Fé, temos negligenciado o tema central da Bíblia que é o amor. Deus é Amor, Jesus é a expressão exata de Deus e o Mandamento de Jesus é “Amar ao próximo como Ele nos amou”.
Há um grande perigo em um suposto entendimento ou revelação isolada da Palavra da Fé, é que sem uma visão mais geral da Palavra e uma revelação do Amor de Deus, nós nos tornemos egocêntricos, egoístas, buscando apenas os nossos próprios interesses. Enquanto que Paulo inspirado pelo Espírito do Amor (Deus), em 1 Corítios 13.5, diz que: “O amor... Não busca os seus próprios interesses.”

Não existe “Andar em Amor”, desconectado do libera Perdão.
Muitas pessoas estão doentes, enfermas e morrendo porque não estão liberando perdão.
O Liberar Perdão é sempre pela Fé, não tem nada haver com sentimento nem com amnésia. Quando a Bíblia fala sobre lançar os nossos pecados no mar do esquecimento, Dos teus pecados não me lembrarei, diz o Senhor. Isso não quer dizer que Deus deixou de ser Onisciente. Deus perdoou o Rei Davi e ainda assim os seu erros estão expostos na Bíblia. Então como isso tudo se processa ou acontece, você pode estar perguntando. Eu crio que o Salmo 103 pode nos esclarecer.

Sl 103.3 “Ele é quem perdoa todas as nossas iniqüidades; quem sara todas as nossas enfermidades.” Veja que há uma conexão entre pecado e doença, perdão e cura.

Ele nos perdoa e nos sara. Mas no versículo 10, diz: “Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.” Esse é o “lançar os nossos pecados no mar do esquecimento”.

E é exatamente dessa forma que liberamos perdão pela Fé.
Quando alguém nos faz mal e decidimos perdoar, ou melhor, obedecemos a Deus e perdoamos. Isso não quer dizer que esqueceremos imediatamente de tudo, nem que, dependendo do mal que recebemos, que as conseqüências desaparecerão instantaneamente. Mas devemos decidir tratar a pessoa como Deus nos tratar quando pecamos e nos arrependemos.
Vamos nos lembrar sim, mas sempre que o Diabo nos lembrar das falhas dos outros e dos males cometidos contra nós e nossa família. Será mais uma oportunidade para obedecer a Ele.

Mateus 5:44
“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.”

I Coríntios 4:10-13
“Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.”

Pense nessas coisas, medite nesses versículos, confesse a Palavra e, sobre tudo, ande em amor.

Falaremos mais sobre esse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário