Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

MINHA VITÓRIA SOBRE AS LINHAS INIMIGAS, VIRÁ!


Por Jerry Savelle

Sentado na mesa da cozinha, com a cabeça curvada e a sobrancelha enrugada, um homem esfrega seus olhos e suspira enquanto ele examina as contas que estão diante dele, implorando para serem pagas. Ele começa mentalmente tentar enganar a pilha: A conta de energia é a mais importante... O pagamento do carro pode esperar um pouco mais...  Se eu não pagar a hipoteca esta semana, o banco pode protestar...
Este promete ser outro mês no vermelho. Olhando para fora da janela, ele respira uma oração quase sem esperança: “Deus, onde está você? Por quê nada está mudando? Quando as coisas vão melhorar?” Indiferentemente, ele pega a sua bíblia bastante amarrotada. Ela se abre em uma passagem familiar das escrituras, aquela em que ele tem perseverado. Ele a cita de memória... Mais uma vez. Ele olha mais uma vez para o relógio. Então, percebendo que ele deve despertar sua família, limpa a mesa, colocando as contas de volta na gaveta da cozinha. “Deus, me ajude. Fale comigo.” Ele peleja, enquanto começa outro dia desencorajado.

Eu tenho perguntas e Deus tem respostas

Você conhece este homem? Pode ser que você se sinta como se você fosse ele. Talvez a situação que você esteja enfrentando não seja financeira, mas parecida com essa: Você precisa ser sarado e os médicos não dão nenhuma esperança... Seu filho fugiu de casa e você não sabe dele há meses...Seu cônjuge saiu de casa e pediu o divórcio. Pode ser que sua situação não seja tão grave, mas você simplesmente não sabe o que fazer. Embora você permaneça resistindo a ela e fale para ela, a montanha parece que só se mantém crescendo e que não está indo para o mar!
Eu mesmo estive assim. Houve um tempo em que eu necessitei de respostas de Deus sobre situações que estavam permanecendo por muito tempo e que não estavam se movendo. Eu estava desesperado. Então, eu me lembrei da história de Jeosafá que também tinha enfrentado uma situação impossível. De fato, suas circunstâncias pareciam desesperadoras e que a nação estava condenada à derrota. Mas, a Bíblia Amplificada diz: “Dispôs-se a si mesmo [determinadamente, como sua necessidade vital] a buscar ao Senhor” (2 Cr 20:3). Como resultado desta determinação de buscar ao Senhor, ele recebeu a sabedoria de que necessitava de Deus e Israel teve uma grande vitória. Eu decidi seguir os passos de Jeosafá. Eu disse: “Senhor, eu não sei o que fazer, mas meus olhos estão sobre Você!”. Eu tive certeza de que a ruptura das linhas inimigas viria. Eu devia ter em posse a Sua Palavra, o Seu Espírito e a Sua Presença. Tudo isto significou deixar de lado tudo, tomar minha Bíblia, Deus e um bloco com estas três questões nele:
1.Por quê não está qualquer coisa acontecendo no natural?
2.Por que está demorando tanto?
3.Quando é que isso vai mudar?
Eu tinha questões e, graças a Deus, Ele tinha respostas. E admiravelmente, Suas respostas eram coisas que eu realmente já sabia, mas elas eram princípios que eu deixei escapar de minhas mãos através dos anos.

Não argumente, Apenas Faça

Depois de ir para um lugar isolado, sem nenhuma distração (nenhuma televisão, telefone ou jornal),  minha primeira questão para Deus era: “Por que não está acontecendo nada no natural?” A resposta de Deus para mim era: “Não está acontecendo nada porque você não está orando no Espírito Santo tempo suficiente para entrar na Minha sabedoria.”
Eu quis argüir este ponto com o Senhor, porque eu oro muito em línguas. De fato, eu sinto como Paulo que diz: “Eu oro em línguas mais que todos vocês.”. Mas eu tenho juízo suficiente para saber que Deus está sempre certo. Se Ele diz que eu não estou orando no Espírito tempo suficiente para receber sua sabedoria, então, eu não estou... E há grande probabilidade de que você também não esteja!
Os discípulos receberam uma resposta similar de Jesus, quando um pai aflito pediu-lhes para expulsar um demônio de seu filho e eles não puderam. Marcos 9:28-29 diz: “seus discípulos perguntaram-lhe privadamente: Por quê não pudemos expulsa-lo? E ele disse a eles: Esta espécie não sai por nada, a não ser por oração e jejum.” Em essência, Jesus lhes disse que a falha na libertação deste garoto era resultado de uma falha de oração. Orações não são efetivas por uma dessas três razões: 1. Nós não estamos orando de maneira nenhuma; 2. Nós não estamos orando corretamente (Tiago 4:3 diz: “Pedis mal...”); 3. Nós não estamos orando o suficiente.
Jesus me falou que eu não estava orando tempo suficiente para atingir a sabedoria de que eu necessitava. De acordo com o livro de Provérbios, a sabedoria é derramada para nós e provê segurança, libertação e sucesso, entre outras coisas. Quando nós conseguimos a sabedoria de Deus, então nós temos a resposta... O sucesso é certo. A oração é uma avenida para atingir a sabedoria: “Se qualquer de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus” (Tiago 1:5). Mas, nós devemos ser decididos e persistir: “Os homens devem sempre orar e não desfalecer” (Lucas 18:1). Isto significa orar todo o tempo sem se render.
Os antigos Pentecostais compreendiam esta verdade de uma forma que nós não praticamos. Eles podiam “orar até que”, o que significa apegar-se à oração até que eles tivessem uma resposta ou liberação. Isso podia ser difícil de fazer se não tivessem uma assistência do Espírito Santo! Mas Romanos 8:26-27 assegura-nos que nós temos a ajuda da qual nós necessitamos. Quando nós oramos em línguas, nós estamos falando a sabedoria de Deus em mistério (1 Co 2:7). É necessário paciência. Leva um tempo para aquietar nossas mentes o suficiente para compreender o mistério. É importante perceber que a sabedoria pode ser na forma de uma idéia de Deus que flui em nosso espírito ou uma impressão de Deus. Uma resposta não vem sempre como um “Então diz o Senhor...”, mas é simplesmente um “saber” o que fazer. Nós não devemos ter uma mentalidade de um Deus “na caixa”, parado na sala do trono, dando uma ordem para ir e esperando que ela esteja nas nossas mãos em menos de 5 minutos. A realidade da oração é que freqüentemente leva tempo em um lugar de escuta, de forma que recebamos a revelação e sabedoria que nós necessitamos. Orar tempo suficiente no Espírito Santo, nos coloca na estrada da sabedoria de Deus. E a sabedoria é necessária para mudar as ocorrências no mundo natural.

Tranqüilidade produz criatividade

Minha questão final era: “Quando esta situação vai mudar?” Se você está passando por uma tribulação, então você esteve provavelmente gemendo para Deus esta questão também. Mas a resposta de Deus assustou-me. Ele me disse: As coisas vão mudar quando você permitir que a paz de Deus governe a sua vida e eliminar o stress.
Depois de meditar nesta resposta, eu percebi que paz é a vontade de Deus para nós. O Jardim do Éden mostra claramente que Deus fez provisão para nós para morarmos em tranqüilidade. Ele era cheio de coisas que Deus chamava de boas e Ele deu a Adão o trabalho de guardar o Jardim. Não havia nenhum stress envolvido. Adão e Eva eram cercados com tudo que eles necessitavam. Eles não viviam em escassez ou numa condição estressante. Era fácil para eles falarem com Deus e receberem o que quer que eles necessitassem na vida.
Durante uma visita de T.L. Osborn, eu aprendi uma importante lição sobre paz. Eu passeei no seu museu e admirei sua coleção de carros antigos. Quando eu o questionei sobre sua paixão óbvia por carros antigos, sua explicação me deu uma forte impressão. Ele disse: “Eu os coleciono porque eles me trazem paz. E tranqüilidade produz criatividade.” Eu gostei disto, e você? Tranqüilidade produz criatividade. Pense sobre o que traz paz e incorpore estas coisas em sua vida ao longo de seu relacionamento do dia-a-dia com Deus. Quando você cultivar uma atmosfera de paz de Deus governando em sua vida, isso trará criatividade... E trará isto da natureza de Deus.
Deus também me falou que de forma a ver mudança, eu devia eliminar o stress. Então, eu senti que eu necessitava compreender como o stress entra em nossas vidas. Eu procurei a “primeira menção” de stress (tensão) na Bíblia e descobri que ela ocorreu quando Adão não seguiu o plano de Deus: “... Maldita é a terra por tua causa, em sofrimento tu deverás comer todos os dias da tua vida; espinhos e cardos nascerão por tua causa, e tu comerás a erva do campo; no suor da tua face tu comerás Pão, ainda tu retornarás à terra.” (Gênesis 3:17-19). Adão nunca teve um dia ruim até que ele foi contra a Palavra de Deus! Jesus disse: “Meu jugo é leve e meu fardo é suave” (Mt 11:30). Se nós estamos sob pressão, então nós estamos provavelmente fora da Palavra e tentando fazer as coisas acontecerem em nossa própria força, porque Seu modo não é pesado nem estressante.
Em minha própria vida eu comecei a identificar áreas de stress, lugares onde a ansiedade e a pressão estavam governando minha vida. Então, eu me propus a estabelecer paz nelas. Isaías 26:3, diz que perfeita paz está disponível para nós quando nossa mente está firmada no Senhor. Quando nós pensamos e andamos em Deus e em Suas promessas, ao invés de lutar para entender isso, então nós estamos livres de stress. A linha mestra é esta: Fazer do nosso modo = stress. Fazer do modo de Deus = paz. E a mudança só vem quando nós estamos em paz, fazendo as coisas do modo de Deus.

Cantando uma nova canção

E sobre você? Você vai se juntar a mim nesta estratégia de apressar-me para a vitória e fazer as mudanças necessárias para a sua vitória sobre as linhas inimigas chegar? Lembra-se do sujeito no começo do artigo? Bem, ele fez esses ajustes, agora ele está na sua mesa da cozinha, orando em línguas. Seus olhos brilham com expectativa e paz sobre a sua alma. Ele pega as notas e declara: “Todas as minhas necessidades são supridas de acordo com suas riquezas em glória!”. Ele mentalmente começa a checar as contas: A hipoteca está paga este mês; a conta de energia está quitada em duas semanas; e eu apenas tenho três pagamentos do carro até ser totalmente quitado! Como ele continua a orar em espírito, ele lembra um contato de negócios de meses atrás e é impulsionado a ligar para ele. Ele agarra a sua bíblia, abrindo na escritura familiar sobre o favor do Senhor. A antecipação da vitória inunda seu coração quando ele começa a adorar ao Senhor. Ele sabe e tem certeza: A vitória pertence a ele. Ele investe tempo diante do Senhor para conseguir a sabedoria de que necessita para ter sucesso. Ele, cheio de gratidão por sua família, os acorda antes da hora. Então ele começa o seu dia cantando uma canção marcante: “Minha vitória sobre as linhas inimigas, virá!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário