Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Renovação da Mente


“Não estejam conformados a este mundo (esta época), formados após ela e adaptados a seus costumes externos e superficiais, mas sejam transformados (modificados) pela inteira renovação de sua mente, por seus novos ideais e suas novas atitudes, para que vocês possam provar para si mesmo o que é a boa e aceitável e perfeita vontade de Deus, assim as coisas as quais são boas, agradáveis e perfeitas do ponto de vista de Deus para vocês.” Romanos 12.2 Bíblia Amplificada.

A renovação da mente ou do entendimento é um pré-requisito para experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Tenho visto e ouvido muitos irmãos que não tem nenhum contato com a bíblia e que não gostam de sentar para ouvir a Palavra de Deus, dizendo que ouviram a “voz de Deus”, que estão fazendo a vontade de Deus, quando está muito claro que estão cometendo grandes erros. Esse versículo que lemos diz que é impossível, do ponto de vista bíblico, eles experimentarem a vontade de Deus.
É sobre isso que eu quero falar.
Alguns dizem que “boa, agradável e perfeita”, são três estágios da vontade de Deus. Que existe a vontade boa, a vontade agradável e a vontade perfeita, e que gradativamente você vai avançando nesses estágios, à medida que você renova sua mente. Outros dizem que a Vontade de Deus é, ao mesmo tempo, boa, agradável e perfeita. Seja como for, seja qual for a sua maneira de entender e crer, o fato é que, só experimentaremos a vontade de Deus com uma mente renovada. Agora, renovada como?
O versículo 3 de Romanos 12, esclarece mais um pouco esse assunto e eu creio na versão Amplificada  fica melhor ainda:

“Pois pela graça (imerecido favor de Deus) dada a mim, eu admoesto todos entre vocês a não estimarem e pensarem de si mesmo mais do que devem, não terem uma opinião exagerada de sua própria importância, mas avaliem sua habilidade com sóbrio julgamento, cada um de acordo com o grau de fé dada por Deus em porção para ele.”

A bíblia tem muito a nos falar sobre o que devemos pensar, mas deixa eu te mostrar antes, Romanos 10.17:

“De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

Romanos 12.3 fala sobre o tipo de pensamento que deve ocupar a nossa mente, a respeito de nós mesmos, que não deve nos ver, além, e eu digo também, não devemos nos ver aquém, do que é conveniente, mas precisamente, de acordo com a “medida de Fé” que Deus repartiu com cada um de nós. A Fé que vem pelo ouvir e ouvir da Palavra de Deus. Então nós devemos ter pensamentos em nossa mente, sobre nós mesmos, que não são Além, nem Aquém do que convém, mas em linha com a Palavra de Deus que nós ouvimos.

Mas aqui tem algo que eu quero considerar com você, mas que vou falar mais na próxima postagem.

Jesus disse em Lucas 8.18: “Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado.”

Em Marcos 4.24 lemos: “E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada a vós que ouvis.”

Por isso temos uma grande responsabilidade na atitude que devemos ter para Ouvir e em como devemos ser criteriosos com o que Ouvir.

Não esqueça, A Fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus e nós devemos pensar sobre nós mesmos segundo essa medida de Fé para renovar o nosso entendimento ou mente e experimentarmos a Boa, Agradável e Perfeita vontade de Deus.

Seja abençoado(a) na prática da Palavra.


Um comentário: