Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

CHAVES BÍBLICAS PARA GERENCIAMENTO DE DINHEIRO I


por Mac Hammond


Você crê que Deus quer fazer você prosperar. Você tem escrituras sobre prosperidade pregadas em seu espelho e em seu refrigerador. Você está trabalhando duro para edificar sua fé, então você pode receber bênçãos financeiras cada vez maiores. Mas, você não sabe que precisa de mais do que fé para prosperar? Também necessita de fidelidade. É sim. Como você gerencia os recursos financeiros que você tem hoje determinará em grande extensão quão ricamente Deus pode fazer você prosperar amanhã. Isto lhe surpreende? Não devia. A Bíblia consistentemente enfatiza a importância da firmeza na fidelidade. Em Lucas 16:10-13, por exemplo, Jesus disse:
"Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”
Alguns cristãos têm interpretado esta escritura entendendo que eles não devem ter dinheiro, como se, de algum modo, fosse piedoso ser pobre. Mas nada pode estar além da verdade. A Bíblia diz que Deus tem “prazer na prosperidade do seu servo” (Sl 35:27).
O fato é que, Deus não apenas quer que você prospere, mas Ele considera responsabilidade sua fazer isso. Ele espera que você multiplique seus recursos para aumentar seu reino sobre a terra.
Deus espera isto do homem desde o início. Leia os primeiros capítulos de Gênesis e você verá o que eu quero dizer. Eles revelam que a responsabilidade primária de Adão no jardim do Éden, além da comunhão com Deus, era exercer o domínio sobre estes recursos. Gênesis 2:15-17 diz:
E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Nesta passagem, nós vemos que Deus falou para Adão fazer três coisas: Primeiro, ele devia transformar o jardim, trabalhar nele e mantê-lo produtivo; segundo, ele devia protegê-lo; e, terceiro, ele devia conter-se para não comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.
Embora Deus espere que nós, como Adão, façamos tudo com os recursos que Ele nos deu, eu quero focar especialmente a terceira instrução. Eu quero meditar a respeito do fato que Deus realmente ordenou Adão a impedir-se de usufruir de uma porção da abundância do jardim do Éden.
Por quê Deus daria tal ordem? Deus quis que Adão soubesse que Ele era o proprietário de tudo que tinha colocado sob seu cuidado. Deus quis que Adão percebesse que ele era simplesmente o mordomo dos Seus recursos.
A mesma coisa é verdade para nós hoje. Se nós devemos ser gerentes financeiros bem sucedidos, nós devemos lembrar primeiro e em primeiro lugar que Deus é o verdadeiro proprietário de tudo o que nós temos. Nós devemos reconhecer que agora, como no Jardim do Éden, todo o mundo e toda a sua plenitude pertence a Ele (Sl 50:12).

Como nós reconhecemos a Sua propriedade?


Dizimando. Impedindo a nós mesmos dos primeiros 10 por cento de nossos ganhos e entregando-os a Deus. Você pode dizer: “Bem, eu não sei sobre dizimar bens materiais. Eu acho que vou pular isto e vou à frente para outra chave para o gerenciamento de dinheiro.”
Se for assim que você está dizimando, você pode muito bem esquecer o sucesso financeiro exatamente agora, porque a prosperidade bíblica só está disponível para o dizimista. Você não pode ir financeiramente além de qualquer ponto até que você se comprometa com esta requisição básica. De fato, vocêeventualmente perderá o que você tem agora se você não dizimar porque o Diabo o devorará (veja Malaquias 3).
Pense novamente o que aconteceu com Adão e você verá o que eu quero dizer. Ele tinha domínio sobre o jardim enquanto ele dizimava. Mas, então, ele seguiu o conselho de Satanás, comeu da árvore, em essência, parou de dizimar.
Como resultado, ele entregou a sua autoridade a Satanás, perdeu seu direito de mordomia e foi expulso do jardim.
A partir de então, ao invés de desfrutar das abundantes bênçãos de Deus, Adão sofreu sob maldição.
Do mesmo modo, se o Diabo pode falar a você para não dizimar, então, ele poderá tirar você de seu domínio justo sobre os recursos de Deus. Ele terá entrado em suas finanças, o que lhe permitirá roubar você e mantê-lo em servidão financeira.
Mas, você pode dizer: “Pastor Mac, isto é um assunto do Velho Testamento. Eu achei que Jesus veio para restaurar o nosso domínio perdido e nos redimir da maldição da lei.” Sim, Jesus nos redimiu da maldição da Lei, mas Ele não nos liberou de nossa responsabilidade de dizimar.
Hebreus 7, diz que Jesus é um Sumo Sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque. O que Melquisedeque fez? Em Gênesis 14:18-20, nós o encontramos abençoando Abraão e recebendo os seus dízimos.
E isto é o que Jesus faz hoje. Ele abençoa você agindo como seu Sumo Sacerdote e intercedendo diante do Pai em seu benefício. Você reconhece-O como Sumo Sacerdote pagando os seus dízimos. Isto qualifica você a ser um mordomo dos recursos de Deus.

Um orçamento


Uma vez que você se determinou a cumprir o requerimento básico do dízimo, você está pronto para a próxima chave do gerenciamento de dinheiro: Fazer um plano escrito.
Muitos crentes cometem o erro com suas finanças de gastar descuidadamente ao invés de planejar o avanço. Como resultado, muitas das suas sementes são desperdiçadas e eles não desfrutam do retorno que Deus pretendia.
Não deixe que isso aconteça com você. Obedeça às instruções em Habacuque 2:2 e “escreva a visão” que você tem para as finanças. O que quer dizer escrever sua visão financeira? Isto simplesmente quer dizer designar um orçamento que ajudará a lhe levar de onde você está, para onde você quer ir; e é preciso colocar este orçamento em branco e preto para que você então possa visualizá-lo todo o tempo.
Eu percebo que “orçamento” é uma palavra suja para muitas pessoas, mas é um dever absoluto seu se você quer prosperar. Deus não vai colocar grandes somas de riqueza em suas mãos se você tem buracos em seus bolsos. Ele não irá aumentar dramaticamente seus ganhos, se você não puder manter segura a quantia que você tem agora.
Então ponha de lado a sua má vontade de fazer um orçamento, sente-se e trace-o. Se você não sabe como começar, você encontrará bons livros sobre o assunto em sua livraria cristã. E uma vez que você estabeleceu um orçamento, se apegue a ele.
Feche os buracos em seu bolso, observando cuidadosamente em que você gasta. Esteja certo de que você está colocando a semente em um bom solo e não a está desperdiçando. Então, você estará em posição para Deus lhe dar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário