Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

CHAVES BÍBLICAS PARA GERENCIAMENTO DE DINHEIRO II



por Mac Hammond


A habilidade de gerenciar nossas finanças é crítica para nosso testemunho cristão. Deus nos tem dado um mandamento eterno de sermos mordomos dos recursos que Ele colocou na terra. Um destes recursos, é claro, é o dinheiro.
No jardim do Éden, Deus mandou Adão a guardar-se de uma porção da abundância do jardim. Por que Deus deu a Adão tal ordem? Porque Deus queria que Adão reconhecesse que Ele era o proprietário de tudo e que tinha colocado tudo aos cuidados de Adão.
Deus quis que Adão percebesse que ele era simplesmente o mordomo dos recursos do Senhor. A mesma coisa é verdade para nós hoje. Se nós vamos ser gerentes financeiros bem sucedidos, nós devemos reconhecer isto agora, tanto quanto Adão deveria ter reconhecido no Jardim do Éden que todo o mundo e toda a sua plenitude pertence a Ele (Sl 50:12). Como  nós reconheceremos Sua propriedade? Dizimando.
A próxima chave bíblica do gerenciamento de dinheiro é escrever a visão ou fazer um plano financeiro chamado orçamento. Eu percebo que ‘orçamento’ é uma palavra suja para muitas pessoas, mas é um dever absoluto se você quer prosperar. Deus não vai colocar grandes somas de riqueza em suas mãos se você tem buracos em seus bolsos.

Pedir emprestado

Outra chave bíblica para gerenciamento de dinheiro é não semear em chão de pedra. Falando financeiramente, pedir dinheiro emprestado coloca você semeando em um chão de pedra. Como a semente que cresce rapidamente, mas murcha. Comprar coisas a crédito dá a você uma ilusão de prosperidade instantânea. Mas, uma vez que ela não tem raízes, quando os tempos se tornam difíceis e o calor volta, este tipo de prosperidade desaparece. Eu estou dizendo que você nunca peça dinheiro emprestado? Não, mas eu estou dizendo que você nunca deve ficar devendo.
Você vê, há uma diferença entre pedir emprestado e ficar em débito. Pedir emprestado é entrar em um acordo contratual para pagar a alguém uma certa quantia de dinheiro dentro de um período especificado de tempo. O endividamento ocorre quando você falha em manter seu acordo. Este é o tipo de endividamento ao que o apóstolo Paulo estava se referindo quando ele disse: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." (Rm 13:8)
Como você pode se guardar de cair na armadilha de tal débito? Anulando a espécie de crédito que Deus diz que é errado. Provérbios 22:26, nos alerta sobre esta espécie de crédito. Ele diz: "Não estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dívidas,"
Embora esta escritura deixe claro que você não deve co-responsabilizar-se numa operação financeira por ninguém mais, isto está dizendo também que você não deve garantir pessoalmente qualquer empréstimo. Se você pede emprestado para comprar um material, o material por si mesmo deve ter valor colateral suficiente para sustentar o empréstimo sem seu endosso pessoal. [Sem que seus bens sejam necessários para quitar a dívida, além da devolução do material]. É triste como muitos cristãos ignoram o alerta bíblico e mergulham a si mesmos dentro da servidão financeira através de empréstimo não bíblico.

O cartão de crédito

A maioria desses débitos é com cartão de crédito, o maior recurso de segurança dos dias modernos. Com apenas suas assinaturas, eles compram milhares de dólares de itens de depreciação rápida, os quais não têm nenhum valor colateral. Com altos juros e penalidades, tais dívidas de cartões de crédito podem levar anos para serem pagas.
Durante estes anos, os cristãos que pediram emprestado tornaram-se servos dos não-cristãos que lhe emprestaram (Pv 22:7). Para a tristeza deles, eles descobrem que ele são incapazes de serem mordomos fiéis porque devem mais do que ele podem pagar.
Se você está nesta posição agora, você está provavelmente sentindo-se muito desencorajado. Mas não se desespere. Há uma saída. Deus tem o poder de libertar você de seus débitos e prosperar você além de qualquer coisa que você possa pedir ou imaginar.
Mas, eventualmente você deve perceber que isto requer uma mudança de estilo de vida. Não há nenhum benefício em sair do débito se você não der passos para mudar o padrão de gastar livremente que colocou você lá em primeiro lugar.

Há sete passos para a liberdade.

Passo #1 Dizimar.

Retornar dez por cento do bruto de seus ganhos, antes dos impostos, para o Senhor. Seu dízimo lhe qualifica a ser um mordomo e fazer todo o processo de redução de débitos possível;

Passo # 2 É ter um plano escrito que direcione sua situação particular.
Revê-lo todo dia para manter sua visão de reduzir as dívidas à sua frente. A maior parte deste plano deve ser um orçamento estruturado para limitar suas despesas às essenciais. Tudo mais vai para a redução das dívidas.

Passo # 3 Pode surpreender você. Isto envolve separar uma parte de seus ganhos para dar como oferta.

Uma oferta é um presente que está além e acima de seu dízimo, a qual você dá a Deus de sua livre vontade. Ofertar é a semente que Deus usa para multiplicar suas finanças sobrenaturalmente. Isto coloca em movimento o princípio encontrado em Lucas 6:38: "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo."
Uma palavra de cautela: Deve haver um equilíbrio aqui. Eu tenho visto cristãos em servidão financeira, agarrados firmemente a esta escritura e que deram literalmente tudo o que eles tinham e então foram à bancarrota. Embora eles tivessem boas intenções, eles realmente desobedeceram a Deus por negligenciar seus débitos, o que torna difícil para Deus abençoa-los. Quanto você deve separar para ofertas? Você deve seguir as direções do Senhor, é claro, mas mesmo à parte de uma direção especial dEle, se você ainda está em débito, uma boa linha guia para ofertar é cerca de três por cento de seu lucro líquido.

Passo # 4 É gastar apenas com o essencial.

Comprar apenas o que é necessário para suprir suas necessidades básicas ao invés de ir comprando o que quer que você queira. Por exemplo: Você pode querer bife, mas você pode comprar frango ou hambúrguer. Uma chave crucial para controlar seus gastos é anular seu impulso de comprar. Você não deve nunca comprar nada fora do seu orçamento estabelecido, a menos que você tenha esperado 24 horas, orado a respeito e discutido isto com sua esposa.
Mesmo assim, antes de você comprar, faça a si mesmo estas três importantes questões:
 Você realmente necessita disto? Você fez a pesquisa de preço pelo melhor preço? Quanto vai custar para você manter isto? Isto guardará você de comprar algo que você se arrependerá depois.

Passo # 5 É descontinuar crédito de compra totalmente e operar somente à vista.

Tome uma tesoura e corte seus cartões de crédito em pequenos pedaços e louve a Deus com todos os pedaços.

Passo # 6 é totalizar todos as suas dívidas e dividir para cada uma de suas dívidas uma porção igual da quantia que você orçou para a redução de débitos.


Se você separou 400 dólares por mês, por exemplo, e você tem quatro contas para pagar, cada conta fica com 80 dólares.

Passo # 7 é comunicar-se com seus credores e pedir-lhes para cooperar com o seu plano de redução de débitos.

Fale-lhes sobre a sua situação, esboce sua estratégia e expresse seu compromisso de pagar o que deve. Você pode se surpreender com a sua boa vontade de cooperar.
Uma vez que você fez este contato, comunique-se regularmente para assegurar aos seus credores que você está seguindo o plano e agradeça-lhes por sua paciência. Antes de tudo, eles lhe dirão que confiam em você e não há realmente necessidades de se manter telefonando. rapidamente Deus se mostrará a Si mesmo forte em seu benefício. Ele multiplicará suas ofertas e poderá mesmo abençoar você com uma parte grande de dinheiro que permita a você pagar as coisas rapidamente. Ele aumentará o nível de sua prosperidade porque você tem provado que você pode manuseá-la.


Uma vez que você tem demonstrado que você pode ser fiel sobre o pouco, Ele será capaz de fazer você administrador sobre o muito. E uma vez que Deus tem prazer na prosperidade de Seus servos, isto fará tanto você quanto o Senhor, muito, muito felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário