Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

HABITE, RICAMENTE, EM VÓS A PALAVRA

Por Marcio Bernardino

"Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração." 
Colossenses 3.16
Não cremos em nada além da Palavra. Conceitos filosóficos elaborados que as pessoas foram juntando de várias opiniões que ouviram, coisas que várias pessoas falaram, inspiradas sei lá de onde ou por quem, coisas que às vezes tem até um certo sentido, mas que não tem fundamento bíblico. "Malabarismos teológicos" feitos por alguns líderes, com a intenção de prender e manipular pessoas. Por mais sofisticados e atraentes que sejam, somos radicais em crer na Bíblia. "Se a bíblia diz, nós cremos, e ponto final". 
O que nós cremos, está fundamentado na Bíblia Sagrada, na Palavra de Deus e não nas nossas experiências. 
Conhecimento é fundamental na nossa nova vida em Cristo. Desde a velha aliança que o desejo de Deus é que o povo O conheça e continue crescendo nesse conhecimento. 
Deus, através dos seus nomes redentivos, foi se revelando. gradativamente e progressivamente ao seu povo. E o profeta Oséias disse duas coisas muito importantes sobre esse assunto.
"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR."
Oséias 4.6a;6.3a
Ouvi Myles Munroe dizendo que "o maior inimigo da igreja é a ignorância e não o diabo", e essa palavra passou a fazer parte da minha vida.
O profeta Isaias diz:
"porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar."
Isaias 11.9b
Na Nova Aliança, Jesus falou em João 8.32:  "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
Paulo orando pelas igrejas de Éfeso e Collossos, fêz as seguintes orações:

"Não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. 
Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra,para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. 
Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz."

Efésios 1.16-23;3.14-21; Colossenses 1.9-12

Temos várias outras passagens no novo testamento que dão ênfase a importância do conhecimento, mas creio que essas orações inspiradas pelo Espírito Santo que Paulo fez por essas igreja e que podemos personalizar e fazê-las por nós mesmos e por outras pessoas, são suficientes para mostrar como é importante o Conhecimento para vivermos plenamente a vida abundante (Zoe) e ministrarmos as pessoas.

Qualquer que seja a nossa atividade, função ou ministério no Corpo de Cristo ou na Igreja Local, deve ser feita em Fé, pela Fé que vem pelo ouvir e ouvir da Palavra de Deus... Sem Fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). Nada do que fizermos terá valor se não atentarmos para esse fundamento, pois o nosso propósito é agradarmos a Deus em tudo. Quando falamos sobre ter Fé em Deus, falamos sobre ter Fé em sua Palavra, pois não temos como separar isso. Fé em Deus é Fé em sua Palavra. 
Colossenses 3.16, fala exatamente sobre o nível exato de Conhecimento da Palavra que nos habilita, nos faz aptos para "instruirmos, aconselharmos" uns aos outros, mutualmente, com pregação, ensino e música.
Ame a Palavra, encha-se da Palavra, habite ricamente em você a Palavra de Cristo e só depois disso, poderemos fazer o que queremos e devemos no Corpo de Cristo... 
Seja abençoado na prática da Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário